O Santos voltou a vencer. Depois de quatro jogos (três derrotas e um empate), o Peixe bateu o Athletico por 2 a 0, na Vila Belmiro, em uma noite na qual o time mostrou organização e variedade tática diante do finalista da Libertadores – que não jogou com força máxima, vale destacar.
Independentemente de quem estava do outro lado, porém, méritos para Orlando Ribeiro. Em seu segundo jogo à frente do Santos como técnico interino, ele mostrou qualidades novamente. Na derrota por 1 a 0 para o Palmeiras, o Peixe já havia dado sinais de evolução. Contra o Athletico, mais motivos para elogiar, agora com o resultado a seu favor.
Na noite da última terça, o Santos conseguiu jogar bem mesmo com diversas mudanças no time titular. Orlando Ribeiro sacou Madson e colocou Nathan na lateral direita; tirou Lucas Braga e Lucas Barbosa no ataque para escalar Ângelo e Luan; e ainda escalou Sánchez na vaga de Soteldo, que está com a seleção venezuelana.
As mudanças nas peças fizeram o Santos também jogar bem diferente daquilo a que o torcedor está acostumado. Ângelo, um ponta direita desde quando foi promovido ao profissional, atuou na maior parte do tempo pela esquerda. Sánchez, que vinha atuando mais fechado na faixa central do campo, jogou aberto pela direita, quase como um ponta.
Luan, titular do Santos pela primeira vez, foi como um tradicional camisa 10. Jogou com liberdade, entre as linhas do Athletico, e não deixou a desejar na criação nem na marcação. O gol de cabeça marcado no primeiro tempo mostra, também, que não faltou intensidade para pisar na área adversária.
Mesmo diante de todas as mudanças, o Santos mostrou organização contra o Athletico. O time comandado por Orlando Ribeiro teve o controle do jogo, sofreu muito pouco – apenas na metade do segundo tempo, quando o adversário passou a criar algumas chances – e mereceu vencer.
Méritos, vale destacar novamente, de Orlando Ribeiro. Em pouco mais de duas semanas, o treinador conseguiu impor seu estilo de jogo ao elenco do Santos, e o time já dá sinais de mais organização do que vinha apresentando com Lisca, o antecessor.
O resultado positivo dá tranquilidade ao Santos para o restante do Campeonato Brasileiro. Até esta quarta-feira, o time está em nono lugar na tabela de classificação, com 37 pontos. Mais distante da zona de rebaixamento e mais perto do G-6 do que no início da rodada.
Ainda com jogos a serem disputados, o Avaí, com 28 pontos, é o primeiro time do Z-4, enquanto o próprio Athletico, com 44, é o primeiro do G-6, o grupo que vai à Libertadores do ano que vem.