Dominando dois dos três treinos livres do GP dos Estados Unidos, a Ferrari segue em vantagem na etapa no Circuito das Américas em Austin. Neste sábado, foi a vez de Carlos Sainz levar a melhor ao conquistar a pole position da prova texana, anotando 1m34s356 no soar do sino para superar seu colega de equipe, Charles Leclerc.
Como o monegasco será punido por trocar componentes do carro, quem larga ao lado do espanhol é Max Verstappen, que fez o terceiro melhor tempo. Lewis Hamilton é terceiro, já que Sergio Pérez, originalmente quarto, também perde cinco colocações pela mesma razão.
Essa é a terceira pole da carreira de Sainz e também sua terceira em 2022. O espanhol já largou da posição de honra nos GPs da Inglaterra e Bélgica, vencendo o primeiro.
Com cinco posições no grid de punição dadas a Pérez e Guanyu Zhou, e dez a Leclerc, Hamilton e Russell dividirão a segunda fila do grid, respectivamente em terceiro e quarto na largada deste domingo.
Como de praxe nas últimas etapas, RBR, Ferrari e Mercedes dominaram as primeiras colocações ao longo da sessão, tendo Alonso, representante solitário da Alpine, como o “melhor do resto” na divisão entre os líderes e o pelotão intermediário. A situação, porém, se inverteu e o melhor colocado do meio do grid foi Lance Stroll, que partirá da quinta colocação. O bicampeão larga do sétimo lugar.
Alfa Romeo e Aston Martin conseguiram se destacar ao enviar ao menos um representante (Bottas e Stroll, respectivamente) para o Q3. A McLaren, por outro lado, não teve uma vida tão fácil; a equipe britânica perdeu Ricciardo ainda no Q1, a largar em 17º, e viu Norris passar certo sufoco para garantir a última vaga no segmento final. Com as sanções, o britânico ocupará o sexto colchete no grid.