Primeiro piloto da F1 em solo brasileiro para o GP de São Paulo, Lewis Hamilton desembarcou na manhã desta segunda-feira no Aeroporto Internacional de Brasília, na capital federal. O heptacampeão foi convidado às 14h do horário local para uma cerimônia na Câmara dos Deputados; nela, ele receberá pessoalmente o título de cidadão honorário brasileiro ao qual foi nomeado em junho deste ano.
O encontro, já confirmado na Agenda da Câmara, ainda contará com a presença de influenciadores e nomes do movimento negro.
A homenagem foi concedida ao piloto da Mercedes em luz de seu triunfo no Autódromo de Interlagos, em novembro de 2021. Na ocasião, o britânico foi do 10º ao 1º lugar e carregou a bandeira do Brasil consigo em sua volta da vitória, uma lembrança ao icônico gesto eternizado pelo tricampeão Ayrton Senna.
O projeto teve o deputado André Figueiredo (PDT-CE) como autor. Como se tratou de um projeto de resolução da Câmara, o texto não precisou ser votado no Senado, culminando assim com a intitulação de Hamilton.
Na ocasião, a homenagem não passou despercebida pelo piloto, que agradeceu pelas redes sociais:
– Sem palavras! Hoje eu virei cidadão honorário de um dos meus lugares favoritos no mundo. Eu não sei nem o que dizer agora. Obrigado Brasil. Amo vocês, não vejo a hora de ver vocês de novo.