A Neotrust, empresa especializada em monitorar vendas online, em parceria com a ClearSale, especialista em inteligência de dados, mostrou que a Black Friday deste ano, encerrada nesta sexta-feira (25), teve um faturamento de R$ 3,1 bilhões em vendas online, valor 34% inferior ao registrado ano passado.
O balanço apontou que os itens com maior faturamento foram os eletrodomésticos, os aparelhos de telefonia, os eletrônicos, os artigos de informática, além de peças de moda e acessórios, com o valor médio das transações ficando em R$ 657,27, uma redução de 8,29% em relação a 2021.
Além da queda de faturamento, o número de pedidos também caiu em 2022, totalizando 4,8 milhões de encomendas durante a data, uma queda de 28% em relação ao registrado no ano anterior.
Os meios de pagamento mais utilizados foram os cartões de crédito, que representaram 47,90% de todos os pagamentos, seguidos por e-wallets, cashback e débito, que equivaleram a 26,82% dos meios utilizados para se pagar as compras.
O Pix, apesar de ter se tornado uma das formas favoritas de transação entre os brasileiros recentemente, foi uma das menos utilizadas, representando somente 15,58% das compras, ficando na frente somente dos boletos, que foram atribuídos como forma de pagamento de somente 9,7% dos pedidos.