O Palmeiras começou as movimentações de mercado para a janela de meio de ano com a venda iminente de Giovani para o Al Sadd, do Catar. A partir da semana que vem, o clube já poderá registrar novos reforços e também terá de lidar com atletas em fim de contrato.
O período de inscrições de novos atletas no Brasil vai de 3 de julho, na próxima segunda-feira, a 2 de agosto.
Ainda que o foco do clube nesta janela seja manter os principais nomes do elenco, a diretoria adota a mesma estratégia da janela do início do ano: buscar reforços pontuais. Foi desta forma que Richard Ríos e Artur foram contratados.
A principal lacuna do elenco é no meio-campo, onde se busca um volante mais marcador desde a saída de Danilo para o Nottingham Forest, da Inglaterra.
O Palmeiras sondou alguns nomes no começo do ano, chegou a negociar com Jean Lucas, do Monaco, mas as tratativas emperraram, e o Atlético-MG dificultou negócio por Allan, que agora está perto de acertar com o Flamengo.
A diretoria não define um valor máximo para investimentos, mas não quer fazer movimentações caras e que gerem uma dificuldade financeira. É isto que fez com que o clube não avançasse por nomes como Wendel, do Zenit, da Rússia, ou Wallace, da Udinese, da Itália, alvo citado pelo Nosso Palestra.
Abel Ferreira foi perguntado no domingo sobre o que espera do mercado do Palmeiras e reforçou a expectativa pela manutenção da filosofia dos últimos anos.
– O clube não é de hoje que tem um perfil, uma ideia, uma filosofia. Ou vamos buscar jogadores que façam a diferença, ou vamos apostar no que temos aqui no clube – declarou.
– Não há nada acrescentar no que foi dito a diretoria. Nós como comissão técnica vamos fazer o melhor com o que temos para buscar títulos – completou.
Negociações por outros setores dependem muito de oportunidades de mercado.
– Estamos no mercado para fortalecer o elenco, com pés no chão. Não vou pagar valores três vezes acima, porque as pessoas acham que o Palmeiras está rico e não é assim. Temos uma situação equilibrada, em busca de oportunidades, mas sem onerar demais o nosso clube. Preciso continuar pagando em dia os salários dos nossos colaboradores – disse Leila.
Jogadores em fim de contrato
A partir do dia 1º de julho, três jogadores do atual elenco podem assinar pré-contrato com outras equipes: Marcelo Lomba, Marcos Rocha e Jailson.
O goleiro de 36 anos foi contratado no início de 2022, é o reserva imediato de Weverton e no fim da última temporada viveu situação parecida, pois seus dois vínculos foram de apenas 12 meses. Ele tem três jogos no ano.
Rocha tem 34 anos e está no Verdão desde 2018. Ele é parte importante do elenco de Abel Ferreira, mas não tem jogado, pois se recupera de um edema na coxa esquerda. Assim como no caso de Lomba, não há uma definição sobre o futuro.
Jailson tinha chances de sair já nesta janela de transferências, mas sofreu estiramento no joelho esquerdo e está em tratamento. Mesmo se não for negociado agora, o camisa 30 dificilmente renovará seu vínculo para 2024.