A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) propôs, nesta terça-feira (13), tornar obrigatória a disponibilização do PIX como uma das maneiras para o consumidor realizar o pagamento de sua conta de luz. Outras formas de pagamento, como débito em conta e por código de barras, continuarão valendo.
O diretor Ricardo Tili, relator do processo, afirmou que essa mudança estará servindo como uma forma das empresas de energia acompanharem a evolução da tecnologia, além de servir como forma de se regulamentar essa forma de pagamento entre as empresas.
“Trata-se de um aprimoramento que a agência tem feito para acompanhar as evoluções do mercado, no caso aqui financeiro. O PIX virou muito usual entre toda a população, e cabe à agência acompanhar essa evolução e regulamentar esse assunto para padronizar o processo entre todas as distribuidoras”, disse.
A proposta ficará aberta para contribuições da sociedade por 45 dias, a partir desta quarta-feira (14), e após o fim do período, passará por votação da diretoria da Aneel. Caso seja aprovada, as distribuidoras terão 90 dias para implementarem a medida.