O Atlético-MG vai visitar o Athletico-PR na segunda rodada da fase de grupos da Libertadores. No jogo desta terça-feira, às 21h, há a necessidade de pontuar após derrota em casa. E, como visitante, o Galo defende uma invencibilidade que pode superar a marca do Flamengo no torneio.
O clube mineiro soma 14 jogos sem perder na condição de visitante na competição, a mesma marca que o rubro-negro completou, mas teve a série interrompida para o Aucas, ao também perder na primeira rodada de 2023. O Galo, se sair com ao menos um ponto da Arena da Baixada, ultrapassa o Flamengo, e só ficará atrás apenas do Palmeiras.
O Verdão de Abel Ferreira tem 20 jogos consecutivos com vitórias ou empates na Libertadores, fora de casa. Foram 14 vitórias e seis empates. Porém, quem conseguiu derrubar a sequência do clube paulista foi justamente o Furacão, na ida da semifinal da Libertadores, em vitória de 1 a 0 na Baixada.
Palmeiras e Flamengo são os atuais campeões da Libertadores nos últimos quatro anos. Foram dominantes, muito também pela força fora de casa. No caso do Atlético, a última derrota fora, na Libertadores, foi um 4 a 1 contra o Cerro Porteño, na fase de grupos de 2019 (demissão de Levir). Enfrentou o Palmeiras duas vezes no Allianz Parque, com empates sem gols, e eliminações em 2021 e em 2022.
O Atlético pode chegar a 15 jogos de invencibilidade e ainda ganhar uma sobrevida no grupo G, já que perdeu em casa para o Libertad. Uma nova derrota seria desastrosa, e o Galo teria de depender de combinação de resultados para passar de fase (vide o que aconteceu em 2015).
Para Eduardo Coudet, o jogo diante do Furacão é a chance de se reabilitar também no cargo, uma vez que, ainda que tenha sido campeão mineiro, o quadro mais recente da equipe são uma vitória de virada contra o Brasil de Pelotas, pela Copa do Brasil, e a derrota para o Vasco, no fim de semana pelo Brasileiro.
– Sempre o próximo jogo é o mais importante. Precisamos buscar os três pontos fora de casa. Vamos para Curitiba com esse objetivo, sabendo da dificuldade e da força que o Athletico-PR tem em casa. Mas podemos buscar o resultado – disse o lateral Mariano, que será titular.
Ainda tem outro ponto positivo para o Atlético na Arena da Baixada. Nas últimas 10 visitas do Galo à casa do Furacão, foram seis vitórias alvinegras, um empate, e apenas três derrotas.
As melhores marcas invictas de visitante na Libertadores:
Atlético: 14 jogos (6 vitórias e 8 empates)*
Flamengo: 14 jogos (11 vitórias e 3 empates)
Palmeiras: 20 jogos (14 vitórias e 6 empates)