Em busca de economizar os gastos para viabilizar a chegada de Lionel Messi, o Barcelona quer ser criativo no mercado e procura jogadores que tenham um baixo custo, mas a qualidade comprovada. Nesses moldes, um dos nomes que interessam ao clube catalão é o do meio-campista Raphael Veiga, do Palmeiras, segundo o jornal espanhol Sport.
O meio-campista, de 27 anos, é um dos melhores jogadores do futebol brasileiro em sua posição e tem contrato até o final de 2026. A sua contratação, de acordo com o portal, custaria cerca de 15 milhões de euros (cerca de R$ 80 milhões, na cotação atual) e a sua transferência caberia na realidade do Barcelona.
O portal ainda destaca que vários clubes europeus já procuram Raphael Veiga para uma transferência na janela do meio do ano e, apesar de nunca ter jogado no Velho Continente, tem experiência, entende muito bem o jogo e se adaptaria rapidamente ao roteiro tático de Xavi.
Raphael Veiga chegou ao Palmeiras em 2017, após um ano de profissional no Coritiba. Contudo, o meio-campista não foi utilizado logo de cara na equipe paulista e se transferiu para o Athletico, em um contrato de empréstimo por uma temporada. Depois deste período, Veiga retornou ao alviverde e começou a conquistar seu espaço até se tornar um pilar desta geração do time.
Pelo Palmeiras, Veiga conquistou três Campeonatos Paulistas, duas Libertadores, uma Copa do Brasil, uma Recopa Sul-Americana, um Campeonato Brasileiro e uma Supercopa do Brasil. O jogador, inclusive, já foi bastante elogiado pelo treinador português Abel Ferreira, que, depois de um jogo do Paulistão, chegou a dizer que o meio-campista é o melhor camisa 10 que ele já treinou.
— Eu até me arrepio (ao falar de Raphael Veiga). Para mim, é o melhor 10 que já treinei e joguei alguma vez. De longe. Ele é completo. Ataca, dá assistência, faz gols… E faz uma coisa que poucos 10 fazem: ele corre para trás par recuperar a bola — exclamou Abel Ferreira após a vitória do Palmeiras sobre a Ferroviária por 2 a 1.