O Botafogo terá de superar uma sequência ingrata contra os primeiros colocados do Brasileirão para se manter firme na briga por uma das vagas na próxima Copa Libertadores. Derrotado pelos outros quatro integrantes do G-5 nesse segundo turno, os alvinegros tentarão melhor sorte contra o Fluminense, no próximo domingo, às 16h (de Brasília), no Maracanã.
O clássico fechará os confrontos do Bota contra os cinco primeiros colocados nesse returno. Antes, a equipe amargou derrotas para Palmeiras, Internacional, Flamengo e Corinthians.
Além do Flu, essas são as equipes que estão levando as vagas diretas na Libertadores no momento. Isso porque o Flamengo, campeão da Copa do Brasil na última quarta-feira, está na zona de classificados para a competição via Campeonato Brasileiro, o que abre mais uma vaga no torneio nacional.
Em todo o Brasileirão, o Botafogo tem apenas duas vitórias contra o G-5, diante de Flamengo e Internacional. De resto, foram sete derrotas.
Jogo fora é trunfo
Depois da derrota para o Inter, na última rodada, o Botafogo perdeu a chance de entrar no G-8. Para completar, foi ultrapassado pelo Fortaleza e caiu para a 10ª posição. Cenário em que qualquer equipe gostaria da vantagem de jogar em casa para recuperar os pontos perdidos. Só que o caso alvinegro é diferente.
A equipe vive fase terrível no Nilton Santos. Tem o segundo pior aproveitamento do campeonato. Só vence o lanterna Juventude, virtual rebaixado à Série B. Por outro lado, o desempenho fora de casa é o segundo melhor do Brasileirão, atrás apenas do líder Palmeiras, virtual campeão. Números que dão confiança para o lado alvinegro no duelo do Maracanã.