Um turno inteiro em praticamente quatro meses. Dorival Júnior conseguiu revolucionar o trabalho do Flamengo na temporada, colocou o time em duas finais, mas não foi suficiente para entrar na briga pelo Brasileirão. Com a vitória sobre o Bragantino, sábado, o treinador agora já enfrentou todos os adversários na competição e a campanha particular colocaria a equipe na quarta colocação, só que ainda bem atrás do Palmeiras.
Desde a troca de treinador, o Flamengo soma 11 vitórias, três empates e cinco derrotas. Um aproveitamento de 63,15% com 36 pontos conquistados. No período, Inter (38) e Fluminense (37) foram melhores, e o Palmeiras se destacou ainda mais na ponta da tabela com 44 e impressionantes 77,19% de aproveitamento – performance melhor do que os 72% que garantem a liderança com folga na competição. O levantamento é do “Espião Estatístico”.
Com o foco nítido nas disputas em mata-mata, onde se classificou para as finais da Copa do Brasil, contra o Corinthians, e da Libertadores, diante do Athletico-PR, Dorival Júnior optou por utilizar o time reserva na maior parte destas 19 partidas. Decisão controversa em muitos momentos, mas que ainda assim garantiu uma escalada importante em uma tabela que começava a apontar o alarme para o risco de Z-4 quando Paulo Sousa foi demitido, após derrota por 1 a 0 para o Bragantino, no dia 8 de junho.
Dorival assumiu o Flamengo na 14ª colocação, com 12 pontos. Atualmente, a equipe está em quinto, com 48. Neste recorte, chama a atenção os gols marcados: 38, disparado o melhor ataque, contra 33 de Inter e Flu. A defesa, com 18 gols sofridos, é apenas a quinta empatada com Corinthians, Fortaleza, Galo, Botafogo, Cuiabá. Santos e Inter (17), Athletico-PR (16) e Palmeiras (14) tiveram melhor rendimento defensivo.
A distância para o Palmeiras, que chegou a ser de sete pontos, agora é de 15 e torna a luta pelo título quase que utópica. Dorival, no entanto, não jogou a toalha:
“O time não deixou de ser focado em momento nenhum. Tivemos dois empates e duas derrotas que diminuíram nossas possibilidades, mas não desistimos e nem pode ser dessa forma”
– Lutamos sempre pelos melhores resultados, e o campeonato está sendo difícil para todos os times, especialmente para o Flamengo, que tem chegado na maioria das finais. Isso dificultou nossa caminhada no Brasileiro, porque era uma caminhada de recuperação e não poderíamos mais errar.
Os dez pontos perdidos em 12 em jogo nas quatro rodadas que antecederam a vitória sobre o Bragantino acabaram condicionando a “caminhada de recuperação” que Dorival tanto falou em coletivas nesses últimos meses. O Flamengo entrou em campo contra o Ceará podendo reduzir a desvantagem para cinco, tropeçou em casa, depois empatou com o Goiás e perdeu para Fluminense e Fortaleza.
Com a volta ao G-4 como objetivo imediato, o time de Dorival encara na próxima quarta-feira, o Internacional, às 21h30 (de Brasília), no Maracanã, pela 30ª rodada do Brasileirão. No turno, a partida marcou a estreia do treinador poucas horas após ser anunciado, sem sequer comandar um treinamento, e os gaúchos venceram por 3 a 1.
Confira a classificação no “turno com Dorival”
Palmeiras – 44 pontos
Inter – 38 pontos
Fluminense – 37 pontos
Flamengo – 36 pontos
Corinthians – 32 pontos
Fortaleza – 31 pontos
Athletico-PR – 31 pontos
América-MG – 28 pontos
Atlético-MG – 27 pontos
Botafogo – 25 pontos
Santos – 24 pontos
Goiás – 24 pontos
São Paulo – 22 pontos
Bragantino – 22 pontos
Cuiabá – 19 pontos
Ceará – 18 pontos
Avaí – 17 pontos
Coritiba – 16 pontos
Atlético-GO – 15 pontos
Juventude – 9 pontos