Se o triunfo na Hungria foi agridoce pelas ordens de equipe da McLaren, Oscar Piastri pode comemorar sem reservas desta vez: ele superou o pole position Charles Leclerc e venceu o GP do Azerbaijão, neste domingo; foi seu segundo triunfo da temporada 2024. George Russell chegou em terceiro lugar herdado após Sergio Pérez bater em Carlos Sainz na penúltima volta.
A corrida se deu inicialmente, como uma disputa entre Leclerc, Piastri e Pérez, que superou Sainz na largada. Mas a tentativa mal sucedida de undercut do piloto da RBR o deixou fora da batalha que os pilotos à frente travavam.
Piastri assumiu a liderança na 20ª volta e seguiu sob pressão do ferrarista: a diferença entre eles chegou a apenas 0s3. O australiano, porém, abriu mais vantagem nas voltas finais, quando Leclerc virou caça de Pérez. Ele conseguiu evitar uma manobra do piloto da RBR, o que abriu caminho para Sainz passá-lo. Aí, Checo encostou na roda traseira esquerda do espanhol e eles bateram.
E a crise na RBR se intensificou: Max Verstappen largou em sexto lugar e moveu-se pouco, terminando a corrida na mesma posição depois de uma briga perdida com Norris – este, pontuando após largar em 17º. O tricampeão não vence há sete corridas, seu maior jejum desde 2019.
A F1 retorna no próximo fim de semana em 22 de setembro com o GP de Singapura. A prova é válida como a 18ª etapa da temporada 2024. Veja o calendário.
A corrida
Largada
Leclerc tomou distância de Piastri. Atrás dele, porém, Pérez conseguiu passar Sainz com facilidade na primeira curva para assumir o terceiro lugar da prova. No fundo do grid, quem fez uma boa largada foi Norris: de 16º, ele ganhou três posições, aparecendo em 13º; o britânico da McLaren já havia sido beneficiado com a saída de Hamilton do top 10.
O veterano da Mercedes teve que largar do pit lane porque trocou de motor; ele surgiu em 19º na primeira volta. Lance Stroll, que havia começado em 13º, sofreu um furo de pneu e visitou os boxes já na segunda volta.
A disputa pela liderança
Leclerc ampliou sua vantagem sobre Piastri para 2s6 nas dez voltas iniciais e a dobrou posteriormente, enquanto o australiano tentava afastar-se de Pérez. O mexicano tentou um undercut visando o segundo lugar e visitou os boxes na 13ª volta; a ameaça fez a McLaren acionar Norris, que conseguiu entrar na zona de pontuação em oito voltas. Três giros depois, Piastri foi chamado.
O australiano parou no momento certo e retornou na pista metros à frente de Pérez. No giro seguinte, foi a vez de Leclerc trocar os pneus. As posições se reestabeleceram com o monegasco na ponta, com 0s8 sobre Piastri: na abertura da 20ª volta, na curva 1, o piloto da McLaren ultrapassou o rival e assumiu a liderança, repelindo uma tentativa de retaliação no giro seguinte.
Leclerc precisou administrar também a pressão de Pérez a meio segundo dele. Apesar de conseguir uma folga até metade da corrida, Checo voltou a estar a menos de 1s dele nas últimas dez voltas. A três giros da bandeirada, os pneus traseiros do monegasco cederam e o rival da RBR encostou de vez.
Protagonistas do campeonato sofreram
Norris conseguiu se recuperar após largar do fundo do grid, mas não teve um dia fácil: aparecia em 11º na quarta volta; outras quatro depois, finalmente entrou na zona de pontuação ao ultrapassar Oliver Bearman. No 23º giro, após ganhar algumas posições, ele caiu para sexto ao ser ultrapassado por Sainz e ainda entrou na mira de Verstappen, com quem brigou pelo resto da prova.
O holandês foi de quinto a décimo após um pit stop lento na volta 13. Ele subiu três colocações e seguiu na cola do rival da McLaren, que apesar da pressão, desvencilhou-se até visitar os boxes de novo na volta 38 e colocar pneus médios, alçando o tricampeão à frente. Max se queixou da falta de aderência e de saltos do carro na traseira e foi ultrapassado por Norris a três voltas do fim.