O Palmeiras é finalista do Paulista pela quarta edição consecutiva. Este é um recorde na história do clube, já que nunca havia acontecido desde que o campeonato passou a ter decisões, em 1973.
Atual campeão, o time alviverde aguarda o vencedor de Água Santa e Bragantino, que jogam a outra semifinal nesta segunda-feira, às 21h (de Brasília), na Vila Belmiro. Além da conquista de 2022, o Palmeiras também venceu o Estadual em 2020 e foi vice em 2021.
Nos últimos 50 anos, o Paulistão foi decidido com finais na maior parte do tempo, com algumas exceções, como em parte dos anos 1990 e 2000.
De 1973 para cá, a única sequência do Palmeiras disputando finais foi em 1992 (vice) e 1993 (campeão). Em 1994, o Verdão foi campeão, também, mas por pontos corridos, e em 1995 voltou a uma decisão, mas foi vice. Em 1996, o título veio pela conquista dos dois turnos.
Maior que Felipão?
Nesta sequência de quatro finais seguidas, três foram sob o comando de Abel Ferreira. Ele agora vai disputar sua 11ª decisão pelo Verdão e se isolou como o técnico que chegou a mais finais na história do clube, deixando Luiz Felipe Scolari para trás.
– Ele é o terceiro treinador com mais títulos no mundo. Acho que nunca vou conseguir chegar ao que ele fez. Às vezes fico chateado com algumas pessoas que não gostam dele. Penso “como é possível não gostar desse homem”. Ele é top. Top homem, top treinador, top pessoa. Entre os brasileiros que gosto mesmo – disse Abel, ao comentar o feito.
O período com o técnico português tem sido de hegemonia alviverde diante dos principais rivais do estado. Na edição deste Paulista, por exemplo, o Palmeiras foi o único dos quatro grandes classificado para a semi.
Os números nos clássicos durante a “era Abel”, também, corroboram com esta boa fase: são 34 jogos contra Corinthians, São Paulo e Santos, com 18 vitórias, dez empates, seis derrotas, 50 gols marcados e 28 gols sofridos.
A busca pelo 25º título paulista do Palmeiras começará apenas no mês que vem. O campeonato agora para por conta dos amistosos de seleções e só volta no dia 2 de abril, data da primeira final. A segunda decisão, no Allianz Parque, acontecerá no dia 9.