Neilson Vieira de Souza, de 52 anos, matou a companheira, identificada como Aleandra Torres Vieira de Souza, de 48 anos, asfixiada com um travesseiro durante uma crise de ciúmes. Depois disso, ele tentou tirar a própria vida antes de fugir correndo do local para se esconder em um canavial.
Conforme o divulgado pela Polícia Civil, depois de cometer o crime na casa em que o casal morava, durante a noite de quarta-feira (3), na rua Filinto Mueller, em Culturama, distrito de Fátima do Sul, a 235 quilômetros de Campo Grande, Neilson cortou os próprios braços, para tentar se suicidar.
Sem sucesso, ele fugiu da cena do crime e se escondeu em um matagal.
Durante a noite, familiares foram para o imóvel, momento em que encontraram a vítima sem vida. A Polícia Militar foi acionada, fazendo o isolamento da área até a chegada da Polícia Civil e da Polícia Cientifica.
Logo após serem informados a respeito do assassinato, a Polícia Militar começou a fazer diligências pela região, até que os militares conseguiram localizar Neilson em meio ao canavial, no sítio de um irmão dele.
Ao ser preso, ele confessou o crime. Como apresentava cortes nos braços, o autor foi levado ao hospital da cidade e posteriormente conduzido para a Delegacia de Fátima do Sul.
De acordo com o delegado Cristiano Hein, a vítima não possuía nenhuma lesão aparente, mas foi solicitado exame necroscópico para atestar alguma lesão não visível.
O caso foi registrado como Homicídio qualificado com emprego de veneno, fogo, explosivo, asfixia, tortura ou outro meio insidioso e feminicídio.