O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) se reúne nesta sexta-feira (3) com os ministros da área de infraestrutura do governo. O encontro acontece no Palácio do Planalto, a partir das 9h30, e vai reunir Lula, o vice-presidente, Geraldo Alckmin (PSB) e outros nove ministros.
A reunião foi convocada por Lula para fazer um balanço do trabalho dos ministérios, além de discutir a situação de obras. O Novo Programa de Aceleração do Crescimento (Novo PAC) também pode ser pauta.
Veja quem participa:
Vice-Presidente da República, Geraldo Alckmin (MDIC);
Ministro da Casa Civil, Rui Costa;
Ministro da Fazenda, Fernando Haddad;
Ministro dos Transportes, Renan Filho;
Ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa;
Ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira;
Ministro das Comunicações, Juscelino Filho;
Ministro da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes;
Ministro das Cidades, Jader Filho;
Ministro da Secretaria de Comunicação, Paulo Pimenta.
Esta é a segunda reunião de Lula com os ministros da área de infraestrutura do governo em 2023. O presidente também já reuniu os chefes de outras pastas em reuniões setoriais, como os da área de bem-estar social e economia e trabalho, por exemplo. A reunião desta sexta-feira (3) é o começo de um novo ciclo de reuniões deste tipo.
O Novo PAC foi lançado em agosto e prevê R$ 1,7 trilhão em investimentos públicos e privados no setor de infraestrutura, divididos em nove eixos temáticos.
Reunião com base aliada
Na terça-feira (31), Lula recebeu a base aliada na Câmara dos Deputados para discuirs as prioridades de votações do governo até o final deste ano.
O encontrou durou cerca de duas horas, a portas fechadas. Na pauta, temas como a necessidade do governo de ampliar a arrecadação de impostos para fechar as contas nos próximos anos e atender às metas do novo marco fiscal.
A reunião do chamado Conselho Político da Coalizão foi realizada no Palácio do Planalto. Foi o primeiro encontro da base aliada do presidente no governo e no Congresso após PP e Republicanos assumirem ministérios.
Também participaram do encontro líderes da base e do Centrão. Entre eles, o líder do governo no Congresso, Randolfe Rodrigues (sem partido-AM), o líder do União Brasil, Elmar Nascimento (BA) e o líder da maioria, Aguinaldo Ribeiro (PP-PB). Ao todo, compareceram representantes de 18 partidos.