Violência contra a mulher é um tema importante. Foi um dos assuntos elencados há pouco no segundo bloco do debate da TV Morena entre os candidatos ao Governo do Estado. Eduardo Riedel (PSDB) apresentou diversas propostas para a questão, e recebeu o apoio de seu adversário, Capitão Contar (PRTB), que, sem propostas próprias para o tema, limitou-se a dizer que subscreve as ideias do adversário.
Para Riedel, é preciso fortalecer os investimentos na área, principalmente nas delegacias. Ele pretende levar aos 79 municípios do Estado a Sala Lilás, para o primeiro acolhimento para as mulheres agredidas. “Temos que fortalecer este braço acolhedor do Estado em todos os municípios. Outra ação é fortalecer e ampliar as Delegacias Especializadas da Mulher (DEAMs), além de levar o tema para a educação. E aí, as Escolas de Tempo Integral serão fundamentais para desenvolver o respeito à mulher”.
Contar concordou…
“Vamos estruturar esta rede de acolhimento à mulher. É importante parta Mato Grosso do Sul e para a sociedade. Muitas vezes a mulher não consegue escapar desta violência por dependência econômica, medo… Queremos mudar isso para que a estrutura do Estado atenda a mulher, fortalecendo as políticas públicas para a proteção da mulher em todos os níveis, da prevenção à punição”, afirmou Riedel, ressaltando que outra forma de fortalecer a mulher, especialmente aquelas acima de 50 anos, é investindo em sua qualificação. “Vamos focar nisso”, assegurou.
Sem propostas, seu adversário, Capitão Contar, voltou a concordar com as propostas de Riedel.